quarta-feira, 29 de março de 2017

Método inovador permite que mulheres na menopausa engravidem

Inseminação artificial foi possibilitada pela revitalização dos óvulos das pacientes



Um tratamento experimental permitiu que duas mulheres diagnosticadas como inférteis engravidassem. De acordo com a revista científica New Scientist, onde os resultados foram publicados, é a primeira vez que mulheres na menopausa conseguem ter filhos a partir de seus próprios ovários.

Por volta dos 45 anos, as mulheres podem começar a apresentar maiores dificuldades de engravidar por conta de mudanças no corpo associadas à menopausa – iniciada quando a mulher menstrua pela última vez. Além de características como a diminuição da libido sexual e pequenas alterações comportamentais, há também perdas na produção de óvulos em bom estado de fecundação. Em algumas mulheres, tais sintomas podem ser bem evidentes mais cedo  – a chamada perimenopausa. Ela afeta mulheres desde os 40 anos, ou mesmo antes.


Buscando driblar os efeitos da menopausa, um procedimento foi desenvolvido em uma clínica ginecológica de Atenas, na Grécia. O método consiste em isolar o plasma rico em plaquetas, porção do sangue que contém alta concentração de fragmentos celulares que ajudam na coagulação, e injetá-lo no útero e nos ovários das pacientes. Iniciaram o tratamento 180 mulheres entre 34 e 51 anos. Muitas delas não chegaram a completá-lo, por apresentarem desregulação nas funções de revestimento do útero.


Via.Super Interessante 

Artigos relacionados